A Escola Profissional Almirante Domingos Tasso de Figueiredo, abreviadamente EPTF, foi criada em agosto de 1992 através de contrato-programa celebrado entre o Estado e a Cruz Vermelha Portuguesa. Foi batizada com o nome do 7º presidente nacional da Instituição (1911-1916).
É uma unidade descentralizada da Cruz Vermelha Portuguesa à qual se encontra vinculada, gozando de autonomia cultural, científica, tecnológica e pedagógica.
A EPTF está instalada no Edifício Urbiceuta, na Avenida de Ceuta, nº 1, na freguesia de Alcântara, concelho de Lisboa.
Tem como fim social o exercício de atividades de educação, ensino e formação profissional, atuando, na prossecução dos seus fins, de acordo e em obediência aos princípios fundamentais da Cruz Vermelha estabelecidos na sua XXV Conferência Internacional de 1986 e demais legislação em vigor.
A escola funciona num edifício/instalações previamente adaptadas como espaço escolar com todas as condições exigidas por lei para o funcionamento quer do ensino profissional quer, ainda, do ensino superior, ambos as funcionar no mesmo edifício.
Os alunos têm à sua disposição, ao longo de todo o período de funcionamento, computadores equipados com programas diversificados e acesso à internet. Têm ainda disponível rede WIFI e, para além disso, total disponibilidade e acesso ao centro de recursos educativos com as seguintes valências: auditório, biblioteca, mediateca, audioteca, ludoteca e centro de reprodução.
Para o apoio técnico contamos com um centro de recursos (com todas as valências acima indicadas), uma reprografia e duas salas de informática.
Existência de laboratório equipado com bancadas de trabalho, material químico e recipientes diversos, uma estufa, um forno, aparelho de secagem, três placas elétricas, um suporte universal e uma balança digital para as práticas decorrentes das disciplinas de biologia e física e química.
Duas salas para aulas práticas da componente técnica com modelos pedagógicos (manequins de práticas), camas articuladas, cadeira de rodas e outros recursos materiais de consumo clínico.
Duas salas de informática com capacidade para 30 alunos, cada.
A biblioteca/ mediateca é partilhada pelos alunos do secundário e do ensino superior com serviço de referenciação de apoio à pesquisa e uma forte componente didática no domínio da saúde. Está equipada com computadores com acesso à internet e diversos programas de apoio ao estudo. Sala de estudo também equipada com computadores e com acesso à Internet.
Existência de refeitório/bar no piso 1, balneários junto ao ginásio no piso 0 e, através de um protocolo com a Junta de Freguesia de Alcântara, acesso ao campo de jogos da Quinta do Cabrinha para as aulas de Educação Física.
Todas as salas teóricas e práticas, laboratórios, bibliotecas, salas de estudo e refeitório têm iluminação natural através de uma quantidade significativa de janelas por sala.
Todos os espaços estão equipados com ar condicionado.